Por favor aguarde...
Autenticado-o automaticamente no Terrachat com as suas credenciais do Facebook
Follow us on Twitter
Bem-vindo, Visitante

FIFA Manager 11 - Analise do jogo.
(1 a ver) (1) Visitante

  • Página:
  • 1

FIFA Manager 11 - Analise do jogo.

Partilhar no Facebook
Comentar no Facebook

FIFA Manager 11 - Analise do jogo. 30 Nov 2010 03:20 #257

  • GuArDiAo
Depois do campeão em Portugal ter sido analisado, chegou a vez dos restantes candidatos ao título. Neste caso, falamos de FIFA Manager 11, o gestor futebolístico da EA. A EA tenta, com FIFA Manager, fazer um jogo à altura de Football Manager, mas não tem o background e os anos de experiência deste e por isso tenta adicionar características inexistentes na série FM. Portanto, aquilo que podemos esperar de FIFA Manager 11 é um jogo de gestão futebolística com toques de Sims e umas nuances de FIFA (futebol). Uma junção que tem tudo para resultar, mas será que já está apurada?

fifa-manager-11-cover.jpg



Bem, por incrível que pareça, o que funciona melhor é mesmo a integração da parte Sims do jogo. A parte de gestão até podia funcionar bem, mas esta é constantemente limitada pela sua junção com os aspectos retirados de FIFA. FIFA Manager 11 também dá importância aos níveis psicológicos dos jogadores e é aqui que entra a parte Sims. O facto de alguns contratos terem clausulas como um carro para cada jogador vai fazer com que a moral dos jogadores melhore e que seja mais fácil negociar com eles. Isto não é tudo, em FIFA Manager 11 será possível teres vida pessoal, poderás comprar propriedades, constituir família, mas cuidado, também terás que gerir a tua relação com os teus familiares. Neste aspecto, são-te oferecidas várias opções como as da praxe, clube preferido, clube a treinar, nome e idade, mas também o teu sexo, o sexo do teu parceiro (se tiveres), sendo possível escolher relações homossexuais, o nome do parceiro/a, idade do parceiro/a e as informações dos
vossos filhos de maneira a completares a árvore genealógica. Terás ainda a opção de ser treinador-jogador, podendo definir a tua posição o que equivalerá a determinadas características que terão uma margem de melhoramento imediato através de pontos. A partir daqui evoluirás de acordo com as tuas prestações em campo.


team.jpg



Quanto à liberdade de escolha não se podem queixar, pois é coisa que não falta no jogo, já da AI não se pode dizer o mesmo. É verdade, aqui tudo se complica e isto acontece essencialmente por causa da sua junção com os aspectos de FIFA. FIFA Manager 11 herdou os gráficos do simulador de futebol (FIFA 2005), tornando-se no gestor com melhores gráficos e deixando os seus competidores directos para trás nesse aspecto. Contudo, este é o único aspecto positivo que o simulador de futebol importa para este jogo, pois a inteligência de um miúdo de 10 anos e a vontade de marcar golo de uma preguiça não abonam nada a favor de FIFA Manager 11. Se esperam que os jogadores tomem as decisões certas durante o jogo preparem-se para esperar sentados frequentemente, pois várias são as vezes em que os jogadores decidem jogar à “rabía”, sem sucesso, em vez de procurar o golo.

Para contornar esta falta de vontade ganhar dos jogadores, a EA mune-nos da capacidade de poder ordenar aos jogadores o que eles devem fazer. Ao dar-mos uma ordem a um jogador, ele vai imediatamente executa-la, fugindo assim um pouco à realidade a que assistimos todas as jornadas. Nessas ordens vão poder encontrar de tudo, desde passes, remates, progredir no terreno e até alterações de tácticas. Mas esta capacidade que possuímos não é apenas benéfica e se a usarmos em demasia podemos ser expulsos do banco de suplentes. De forma a saberes se vais ser expulso ou não, terás uma barra indicadora do nível de irritação do árbi... senhor árbitro. Essa barra irá crescendo cada vez que fales com a equipa e descerá se passares algum tempo sem dar indicações.


national-team-2.jpg


Passemos à parte gestão do jogo, que é o que realmente importa neste tipo de jogos. A base de dados, essa é bem grande chegando a comparar-se com a de jogos como o Football Manager, sendo que cada jogador é avaliado de duas maneiras. Tens o sistema de avaliação habitual, com os atributos técnicos, tácticos e físicos apreciados numa escala de 0 – 100 e ainda o sistema de avaliações de primeira instância mais simplista. Aqui os jogadores são avaliados através de estrelas e quantas mais o jogador tiver, melhor ele é. Com o máximo de cinco estrelas, este sistema servirá mais como uma triagem, ou seja, será como a fase de castings do Ídolos, onde se separam os cromos dos “cantores”.

FIFA Manager 11 não tem, porém, um sistema de navegação muito apurado e nem sempre é intuitivo o suficiente de maneira que seja fácil chegar onde queres. Em contrapartida, tens muito que visitar em FIFA Manager 11. Podes orientar os treinos, tratar de transferências, falar com os jogadores, mas estes são aspectos a melhorar em FIFA Manager, pois os treinos são pouco realistas e as conversas muito vagas e apenas podes fazer promessas. Além disto tens muito que fazer, podes melhorar o estádio, tomar conta do merchandising, dos patrocinadores, gerir o staff, o preço dos bilhetes visitar o historial do clube, ou seja, tens tanto para fazer que é normal que nem chegues a mexer em tudo. Também podes acompanhar a tua vida de três formas diferentes, a tua carreira de treinado, a tua carreira de jogador (se tiveres escolhido a opção de treinador-jogador) e a tua vida pessoal.


transfers.jpg


Na tua vida pessoal poderás comprar carros, propriedades, investir na bolsa, artigos de luxo e claro dedicar-te à tua vida familiar. Poderás levar a tua família a jantar fora, podes programar noites românticas com a tua parceira/o, ou ainda tirar um tempo só para ti e ir jogar golfe com os amigos. É claro que vão contar com as cenas normais de um casamento, terás de te lembrar dos aniversários dos teus familiares e esforçar-te para os manteres contentes, podes dedicar-te a “tentar ter filhos”. Se as coisas correrem mal podes sempre divorciar-te.

O som é um aspecto não muito importante em FIFA Manager 11, mas este, ao usar sons da série FIFA até que se safa. Os sons da série FIFA não são totalmente adaptados para esta versão, por exemplo, nem sempre os jogos têm comentários. Quando nos menus vão poder ouvir
umas músicas agradáveis e relaxantes (a vossa opinião quanto à música pode ser diferente da minha). Portanto, o som até nem está mau, mas a jogabilidade deixa um pouco a desejar quando comparada com os jogos do mesmo género que se encontram à venda. Menus que chegam a ser confusos e uma AI a precisar de ser bem polida são os principais aspectos a apontar.

Os pormenores, esses são uma delícia. É fantástico como eles (os pormenores) jogam uns com os outros de forma a fazerem sentido e a reproduzirem a realidade com certas parecenças. É bom ver a parte de “Sims” do jogo combinar com a de gestão e isso tudo ser completado com os gráficos e som da série FIFA. Cada pequena escolha na tua vida pessoal influência a gestão da equipa e vice-versa.

stadium.jpg


FIFA Manager 11 é um jogo que vale pelas features que que os seus concorrentes não têm, pois ainda tem um longo caminho a percorrer para estar ao mesmo nível em todos os aspectos. Ainda assim, FIFA Manager 11 tem alguns pontos onde supera os seus adversários, mas a importância desses aspectos é um pouco secundária. Neste momento, este é um jogo que não está muito virado para os fanáticos da táctica de futebol, mas que capta bem os aspectos da vida de um treinador. FIFA Manager 11 é um jogo que tem tudo para se tornar numa referência neste tipo de jogos, falta-lhe é que se foquem no que realmente interessa


match_preparation.jpg
Última Edição: 22 Jun 2011 01:59 Por . Comentar no Facebook

Re:

  • Terraflirt
  • ONLINE
  • Robot
  • Mensagens: 1000
  • Karma: 94567

 

 


  
 
 

 


  • Página:
  • 1
Tempo para criar página: 0.18 segundos